SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número42De la comunidad a la escuela: revelando prácticas culturales (in)visibles de los sujetos praticantespensantesAprendizaje mediada en la educación de los estudiantes con autismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PAIVA, Jane  y  PASSOS, Mailsa Carla Pinto. Currículo em EJA: práticas culturais, direito de aprender por toda vida e ecologia de saberes. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.42, pp.113-134. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10955.

Discutem-se aqui aspectos de pesquisa desenvolvida no Procad Casadinho, com os temas da educação continuada e das práticas culturais de populações subalternizadas − público da educação de jovens e adultos – e dos conhecimentos subjacentes, na perspectiva da ecologia dos saberes, em articulação com currículo. Fundamenta-se na concepção de que aprender por toda a vida é direito, que articula produções culturais e reflexão curricular em redes de conhecimentos e de valores. Estrutura-se a partir do campo do currículo e de estudos do cotidiano escolar, e apresenta como aprendizagem a ideia de que a forma coletiva de produzir conhecimento possibilitou deslocamento da noção de que “a teoria é mais saber do que a prática” que preside a organização do currículo e que negligencia práticas sociais e culturais. Supera a desqualificação dos saberes cotidianos em benefício dos saberes formais, e o entendimento cientificista do currículo, assumindo-o como criação cotidiana produzida por processos múltiplos e singulares.

Palabras clave : Procad Casadinho; Currículo como criação cotidiana; Direito a aprender por toda a vida.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )