SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número42Da comunidade à escola: desvelando práticas culturais (in)visíveis dos sujeitos praticantespensantesAprendizagem mediada na escolarização de educandos com autismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PAIVA, Jane  e  PASSOS, Mailsa Carla Pinto. Currículo em EJA: práticas culturais, direito de aprender por toda vida e ecologia de saberes. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.42, pp.113-134. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10955.

Discutem-se aqui aspectos de pesquisa desenvolvida no Procad Casadinho, com os temas da educação continuada e das práticas culturais de populações subalternizadas − público da educação de jovens e adultos – e dos conhecimentos subjacentes, na perspectiva da ecologia dos saberes, em articulação com currículo. Fundamenta-se na concepção de que aprender por toda a vida é direito, que articula produções culturais e reflexão curricular em redes de conhecimentos e de valores. Estrutura-se a partir do campo do currículo e de estudos do cotidiano escolar, e apresenta como aprendizagem a ideia de que a forma coletiva de produzir conhecimento possibilitou deslocamento da noção de que “a teoria é mais saber do que a prática” que preside a organização do currículo e que negligencia práticas sociais e culturais. Supera a desqualificação dos saberes cotidianos em benefício dos saberes formais, e o entendimento cientificista do currículo, assumindo-o como criação cotidiana produzida por processos múltiplos e singulares.

Palavras-chave : Procad Casadinho; Currículo como criação cotidiana; Direito a aprender por toda a vida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )