SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue42EJA Curriculum: cultural practices, the right to learn throughout life and ecology of knowledgeThe management of education in Pará municipalities from joining the Articulated Action Plan (PAR) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

MACEDO, Cláudia Roberto Soares de  and  NUNES, Débora Regina de Paula. Aprendizagem mediada na escolarização de educandos com autismo. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.42, pp.135-160. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10956.

Um dos principais desafios encontrados no processo de escolarização de educandos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), no contexto da escola regular, é a identificação de práticas pedagógicas eficazes. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de uma prática interventiva denominada Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM), implementada por uma professora, no desempenho acadêmico e social de um aluno com TEA matriculado em uma turma de 4o ano do Ensino Fundamental. Um delineamento de pesquisa quase experimental intrassujeito indicou aumento na frequência de ocorrência de comportamentos mediadores da professora e avanços no desempenho acadêmico e social do aluno após a implementação da EAM.

Keywords : Transtorno do Espectro do Autismo; Mediação pedagógica; Inclusão educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )