SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número42Curriculum en EPJA: prácticas culturales, aprendizaje por toda la vida como derecho y ecología de conocimientosLa gestión de la educación en los municipios de Pará de unirse al plan de acción articulado (PAR) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

MACEDO, Cláudia Roberto Soares de  y  NUNES, Débora Regina de Paula. Aprendizagem mediada na escolarização de educandos com autismo. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.42, pp.135-160. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10956.

Um dos principais desafios encontrados no processo de escolarização de educandos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), no contexto da escola regular, é a identificação de práticas pedagógicas eficazes. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de uma prática interventiva denominada Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM), implementada por uma professora, no desempenho acadêmico e social de um aluno com TEA matriculado em uma turma de 4o ano do Ensino Fundamental. Um delineamento de pesquisa quase experimental intrassujeito indicou aumento na frequência de ocorrência de comportamentos mediadores da professora e avanços no desempenho acadêmico e social do aluno após a implementação da EAM.

Palabras clave : Transtorno do Espectro do Autismo; Mediação pedagógica; Inclusão educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )