SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número42Currículo em EJA: práticas culturais, direito de aprender por toda vida e ecologia de saberesA gestão da educação em municípios do Pará a partir da adesão ao Plano de Ações Articuladas (PAR) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

MACEDO, Cláudia Roberto Soares de  e  NUNES, Débora Regina de Paula. Aprendizagem mediada na escolarização de educandos com autismo. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.42, pp.135-160. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10956.

Um dos principais desafios encontrados no processo de escolarização de educandos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), no contexto da escola regular, é a identificação de práticas pedagógicas eficazes. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de uma prática interventiva denominada Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM), implementada por uma professora, no desempenho acadêmico e social de um aluno com TEA matriculado em uma turma de 4o ano do Ensino Fundamental. Um delineamento de pesquisa quase experimental intrassujeito indicou aumento na frequência de ocorrência de comportamentos mediadores da professora e avanços no desempenho acadêmico e social do aluno após a implementação da EAM.

Palavras-chave : Transtorno do Espectro do Autismo; Mediação pedagógica; Inclusão educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )