SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número42Aprendizaje mediada en la educación de los estudiantes con autismoEl "traficante" no va a la escuela: procesos de escolarización de adolescentes involucrados en el tráfico de drogas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

GUTIERRES, Dalva Valente Guimarães  y  MENDES, Odete Cruz. A gestão da educação em municípios do Pará a partir da adesão ao Plano de Ações Articuladas (PAR). Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.42, pp.161-189. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10957.

O trabalho analisa as implicações do Plano de Ações Articuladas (PAR) para a gestão educacional em cinco municípios do Pará, na perspectiva da gestão democrática, que pressupõe participação e autonomia. Com base em análise documental e entrevistas semiestruturadas, analisaram-se a existência e o funcionamento de conselhos municipais e escolares, Plano Municipal de Educação e critérios para a escolha de diretor. O PAR pouco tem contribuído para a democratização da gestão da educação municipal dos municípios analisados, pois prevalece a prática da gestão centralizada e patrimonialista, mesclada com arranjos típicos da gestão gerencialista.

Palabras clave : Plano de Ações Articuladas; Gestão Democrática; Conselhos Municipais de Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )