SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número42La gestión de la educación en los municipios de Pará de unirse al plan de acción articulado (PAR)Los organismos multilaterales y educación: la tecnología de la información y la comunicación (ICT) en cuestión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

PESSOA, Alex Sandro Gomes  y  COIMBRA, Renata Maria. O "traficante" não vai à escola: processos de escolarização de adolescentes com envolvimento no tráfico de drogas. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.42, pp.190-217. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10958.

Este artigo analisa o contexto escolar de adolescentes com histórico de envolvimento no tráfico de drogas, bem como explicita dados sobre as experiências educacionais em escolas regulares e àquelas frequentadas durante a aplicação de medidas socioeducativas. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo que contou com a participação de 577 adolescentes e jovens (M = 16,01; DP = 1,54), de ambos os sexos e que residem em três municípios de médio porte localizados no interior do estado de São Paulo. Foram utilizados dois questionários e um roteiro de entrevistas semiestruturado. Os resultados apontam um histórico de fracasso das instituições escolares na vida dos adolescentes com envolvimento no tráfico, marcado por reprovações, expulsões e falta de sentidos. Paradoxalmente, as experiências em escolas, inseridas em instituições de medidas socioeducativas, mostraram-se mais positivas e sugerem a possibilidade da ressignificação das trajetórias escolares. Tais achados abrem espaço para novos recortes investigativos e trazem implicações para o campo educacional.

Palabras clave : Adolescência; Escola; Tráfico de drogas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )