Revista Educação em Questão
Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802
Abstract
SCHWANTES, Lavínia; HENNING, Paula Corrêa and RIBEIRO, Paula Regina Costa. Discurso sobre a Ciência na emergência histórica da "Rede Nacional de Educação e Ciência". Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.43, pp.62-87. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n43ID11805.
Diferentes projetos para promoção do acesso à ciência por meio da educação têm sido desenvolvidos, como a Rede Nacional de Educação e Ciência, que objetiva a melhoria do acesso à ciência e do seu ensino por meio de cursos para professores e alunos da rede pública de ensino. Objetivamos estabelecer o discurso inicial de ciência dessa Rede. A metodologia empregou conceitos e ferramentas da análise do discurso foucaultiana. Elencamos três enunciados que caracterizam o discurso inicial de ciência na emergência dessa Rede: fazer ciência envolve um caminho para geração de produtos "novos" publicáveis; formação do cientista na díade inatismo e empirismo; formação de cientistas pela inclusão social. Esses enunciados podem ser entendidos como condições de possibilidade para emergência da Rede e são potentes modos de desenvolver e produzir a ciência na atualidade.
Keywords : Ciência; Análise do discurso; Divulgação da ciência.