SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue43Study and Learning Strategies and Problem Solving: comparative study of the basic education ' s profiles regular vs vocational educationMultiple intelligences and teaching authorship in the production of interactive audiovisual author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

SCHWANTES, Lavínia; HENNING, Paula Corrêa  and  RIBEIRO, Paula Regina Costa. Discurso sobre a Ciência na emergência histórica da "Rede Nacional de Educação e Ciência". Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.43, pp.62-87. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n43ID11805.

Diferentes projetos para promoção do acesso à ciência por meio da educação têm sido desenvolvidos, como a Rede Nacional de Educação e Ciência, que objetiva a melhoria do acesso à ciência e do seu ensino por meio de cursos para professores e alunos da rede pública de ensino. Objetivamos estabelecer o discurso inicial de ciência dessa Rede. A metodologia empregou conceitos e ferramentas da análise do discurso foucaultiana. Elencamos três enunciados que caracterizam o discurso inicial de ciência na emergência dessa Rede: fazer ciência envolve um caminho para geração de produtos "novos" publicáveis; formação do cientista na díade inatismo e empirismo; formação de cientistas pela inclusão social. Esses enunciados podem ser entendidos como condições de possibilidade para emergência da Rede e são potentes modos de desenvolver e produzir a ciência na atualidade.

Keywords : Ciência; Análise do discurso; Divulgação da ciência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )