SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número43Estratégias de estudo e aprendizagem e resolução de problemas: ensino regular vs. ensino vocacionalInteligências múltiplas e autoria docente na produção de audiovisuais interativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SCHWANTES, Lavínia; HENNING, Paula Corrêa  e  RIBEIRO, Paula Regina Costa. Discurso sobre a Ciência na emergência histórica da "Rede Nacional de Educação e Ciência". Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.43, pp.62-87. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n43ID11805.

Diferentes projetos para promoção do acesso à ciência por meio da educação têm sido desenvolvidos, como a Rede Nacional de Educação e Ciência, que objetiva a melhoria do acesso à ciência e do seu ensino por meio de cursos para professores e alunos da rede pública de ensino. Objetivamos estabelecer o discurso inicial de ciência dessa Rede. A metodologia empregou conceitos e ferramentas da análise do discurso foucaultiana. Elencamos três enunciados que caracterizam o discurso inicial de ciência na emergência dessa Rede: fazer ciência envolve um caminho para geração de produtos "novos" publicáveis; formação do cientista na díade inatismo e empirismo; formação de cientistas pela inclusão social. Esses enunciados podem ser entendidos como condições de possibilidade para emergência da Rede e são potentes modos de desenvolver e produzir a ciência na atualidade.

Palavras-chave : Ciência; Análise do discurso; Divulgação da ciência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )