SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número43Discurso sobre la Ciencia en la emergencia histórica de la "Rede Nacional de Educação e Ciência"Producción de texto en el contexto de progresión de géneros textuales: proposiciones del libro didáctico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

SOARES, Ismênia Mangueira  y  BRENNAND, Edna Gusmão de Góes. Inteligências múltiplas e autoria docente na produção de audiovisuais interativos. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.43, pp.88-114. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n43ID11806.

Este artigo discute resultados de pesquisa desenvolvida sobre autoria docente e interatividade em audiovisuais educativos. Descreve a construção de um modelo conceitual com base na Teoria das Inteligências Múltiplas. Apresenta uma ferramenta de autoria para inserir interatividade em conteúdos audiovisuais denominada MARKER. Analisa o processo de autoria na construção de conteúdos educacionais para veiculação em Televisão Digital Interativa por docentes do ensino superior. Apresenta resultados de três protótipos reestruturados e testados pelos docentes. Registra a emergência de novas habilidades dos autores para usar o potencial dos recursos hipermídia na educação.

Palabras clave : Inteligências múltiplas; Ferramenta de autoria MARKER; Hipermídia na educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )