SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número43Discurso sobre a Ciência na emergência histórica da "Rede Nacional de Educação e Ciência"Produção de texto no contexto da progressão dos gêneros textuais: proposições do livro didático índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SOARES, Ismênia Mangueira  e  BRENNAND, Edna Gusmão de Góes. Inteligências múltiplas e autoria docente na produção de audiovisuais interativos. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.43, pp.88-114. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n43ID11806.

Este artigo discute resultados de pesquisa desenvolvida sobre autoria docente e interatividade em audiovisuais educativos. Descreve a construção de um modelo conceitual com base na Teoria das Inteligências Múltiplas. Apresenta uma ferramenta de autoria para inserir interatividade em conteúdos audiovisuais denominada MARKER. Analisa o processo de autoria na construção de conteúdos educacionais para veiculação em Televisão Digital Interativa por docentes do ensino superior. Apresenta resultados de três protótipos reestruturados e testados pelos docentes. Registra a emergência de novas habilidades dos autores para usar o potencial dos recursos hipermídia na educação.

Palavras-chave : Inteligências múltiplas; Ferramenta de autoria MARKER; Hipermídia na educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )