SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue43Multiple intelligences and teaching authorship in the production of interactive audiovisualLarge-scale assessment and quality indicatives in education: how to process this relationship? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

SILVA, Jéssica Pereira da  and  COSTA-MACIEL, Débora Amorim Gomes da. Produção de texto no contexto da progressão dos gêneros textuais: proposições do livro didático. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.43, pp.115-138. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n43ID11810.

O presente artigo analisa a produção de texto no livro didático de Língua Portuguesa, com vistas a investigar as estratégias de progressão nas atividades propostas. Toma-se como aporte teórico o conceito de progressão discutido por Dolz e Schneuwly (2011); o estudo da progressão escolar e do ensino de produção de texto realizado por Leal e Brandão (2007; bem como as concepções de produção textual abordadas por Geraldi (2010); Guedes (2009) e por Koch (2003). Em se tratando da tipologia da pesquisa, trata-se de uma abordagem qualitativa, de base interpretativa. A obra didática investigada apresenta um trabalho com a escrita de modo sistematizado e sob o viés da progressão textual. Em suma, acredita-se que analisar a progressão nas atividades de produção textual do livro didático pode contribuir de maneira significativa para o ensino sistemático da escrita.

Keywords : Produção de texto; Progressão de gêneros textuais; Livro didático.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )