SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número43Inteligências múltiplas e autoria docente na produção de audiovisuais interativosAvaliação em larga escala e indicativos de qualidade na educação: como se processa essa relação? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SILVA, Jéssica Pereira da  e  COSTA-MACIEL, Débora Amorim Gomes da. Produção de texto no contexto da progressão dos gêneros textuais: proposições do livro didático. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.43, pp.115-138. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n43ID11810.

O presente artigo analisa a produção de texto no livro didático de Língua Portuguesa, com vistas a investigar as estratégias de progressão nas atividades propostas. Toma-se como aporte teórico o conceito de progressão discutido por Dolz e Schneuwly (2011); o estudo da progressão escolar e do ensino de produção de texto realizado por Leal e Brandão (2007; bem como as concepções de produção textual abordadas por Geraldi (2010); Guedes (2009) e por Koch (2003). Em se tratando da tipologia da pesquisa, trata-se de uma abordagem qualitativa, de base interpretativa. A obra didática investigada apresenta um trabalho com a escrita de modo sistematizado e sob o viés da progressão textual. Em suma, acredita-se que analisar a progressão nas atividades de produção textual do livro didático pode contribuir de maneira significativa para o ensino sistemático da escrita.

Palavras-chave : Produção de texto; Progressão de gêneros textuais; Livro didático.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )