SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número43Produção de texto no contexto da progressão dos gêneros textuais: proposições do livro didáticoTessituras intergovernamentais das políticas de accountability educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

ROCHA, Paula Del Ponte  e  FERREIRA, Maira. Avaliação em larga escala e indicativos de qualidade na educação: como se processa essa relação?. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.43, pp.139-161. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n43ID11809.

Neste artigo, discutimos avaliações em larga escala no Brasil e os discursos que associam seus resultados com a qualidade na educação, bem como analisamos o papel da mídia nesse "indicativo" de qualidade. Analisamos o Enade e o Enem, suas finalidades e efeitos às organizações educacionais. Para tal, examinamos currículos de Química em escolas de ensino médio da rede pública estadual e em um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública federal, do Rio Grande do Sul, bem como analisamos matérias jornalísticas, publicidade e anúncios comerciais que noticiam e comentam os processos de avaliação e seus resultados, buscando ver como se processam os discursos que associam os resultados desses Exames com qualidade em educação. O trabalho mostra a dimensão dessas avaliações na atualidade, definindo currículos, produzindo significados em discursos que classificam instituições e os sujeitos que nelas estão inseridos e instituindo posições em rankings, sem considerar qualitativamente aspectos e fatores que influenciam os resultados quantitativos obtidos.

Palavras-chave : Currículo; Exames nacionais; Mídias e discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )