SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue44A memory pedagogy between war and peacePeace through school and the contributions from Psychology to the aims of the pacifying pedagogy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

GILLIES, Ana Maria Rufino. A educação no diário de uma imigrante britânica e em outros escritos na província do Paraná. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.44, pp.51-73. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12191.

Este artigo discute a experiência de uma imigrante britânica que viveu na Província do Paraná entre os anos de 1868 e 1888, onde atuou como professora a partir de 1874. Para acompanhar sua trajetória, foram consultados relatórios administrativos e correspondências escritos por membros dos governos imperial e provincial, relativamente à colônia do Assungui, para onde ela, o marido, os filhos e outros imigrantes foram enviados em 1868; periódicos da província; memórias escritas por seu neto Albert; cartas escritas por ela e pelo marido e um diário mantido por ela entre os anos de 1880 e 1882. Desse conjunto documental, problematizamos a educação em face de uma escrita autobiográfica, assim como as condições enfrentadas para ensinar na colônia: a falta de livros e de locais adequados, a dificuldade para receber do governo as suas ‘gratificações’; os requisitos para ensinar na capital, a inconstância do alunato particular, o debate acercado que ensinar para as mulheres no Brasil e na Inglaterra; as seleções de leituras para educar-se e a educação dos filhos.

Keywords : Escrita autobiográfica; Educação e gênero; Brasil e Inglaterra no século XIX.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )