SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número44Educación en el diario de una inmigrante británica y en otros escritos en la provincia de ParanáDerechos humanos en el contexto de la Educación de Jóvenes y Adultos: contribuciones de las percepciones de los estudiantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

LOUREIRO, Clarice Moukachar Batista  y  ASSIS, Raquel Martins de. A paz pela escola e as contribuições da Psicologia para os ideais da pedagogia pacificadora. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.44, pp.74-98. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12193.

O artigo apresenta um conjunto de discussões sobre as relações entre educação para a paz e psicologia elaboradas, ao final da década de 1920, por pesquisadores ligados ao Instituto Jean-Jacques Rousseau/Suíça. A partir do método descritivo-analítico, destacamos as teorias e técnicas levantadas ao longo da conferência A paz pela escola realizada em 1927 pelo Bureau Internacional de Educação, órgão ligado ao Instituto. Demonstramos como os conferencistas desse encontro conceberam a Psicologia como uma ciência central nas propostas de pedagogia pacificadora. Destacamos as concepções de Pierre Bovet sobre os instintos combativos e sociais, teoria psicológica que pretendia orientar o trabalho dos educadores que visavam a um ideal pacifista. Concebemos esse movimento como um projeto civilizatório, fundamentado, sobretudo, no conhecimento científico do ser humano. Para Pierre Bovet, a educação moral, social e religiosa deveria ser os três pilares da pedagogia pacificadora, contrapondo-se a outros cientistas da época, como Jean Piaget.

Palabras clave : Educação para a paz; Pierre Bovet; Psicologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )