SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número44A educação no diário de uma imigrante britânica e em outros escritos na província do ParanáDireitos humanos no contexto da Educação de Jovens e Adultos: contribuições das percepções de estudantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

LOUREIRO, Clarice Moukachar Batista  e  ASSIS, Raquel Martins de. A paz pela escola e as contribuições da Psicologia para os ideais da pedagogia pacificadora. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.44, pp.74-98. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12193.

O artigo apresenta um conjunto de discussões sobre as relações entre educação para a paz e psicologia elaboradas, ao final da década de 1920, por pesquisadores ligados ao Instituto Jean-Jacques Rousseau/Suíça. A partir do método descritivo-analítico, destacamos as teorias e técnicas levantadas ao longo da conferência A paz pela escola realizada em 1927 pelo Bureau Internacional de Educação, órgão ligado ao Instituto. Demonstramos como os conferencistas desse encontro conceberam a Psicologia como uma ciência central nas propostas de pedagogia pacificadora. Destacamos as concepções de Pierre Bovet sobre os instintos combativos e sociais, teoria psicológica que pretendia orientar o trabalho dos educadores que visavam a um ideal pacifista. Concebemos esse movimento como um projeto civilizatório, fundamentado, sobretudo, no conhecimento científico do ser humano. Para Pierre Bovet, a educação moral, social e religiosa deveria ser os três pilares da pedagogia pacificadora, contrapondo-se a outros cientistas da época, como Jean Piaget.

Palavras-chave : Educação para a paz; Pierre Bovet; Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )