SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número44Direitos humanos no contexto da Educação de Jovens e Adultos: contribuições das percepções de estudantesInteratividade nas culturas da infância: aproximações, amizade e conflitos entre bebês índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

MULLER, Janete Inês  e  KARNOPP, Lodenir Becker. Literatura surda: representações em produções editoriais. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.44, pp.121-143. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12196.

Na articulação aos Estudos Culturais em Educação e aos Estudos Surdos, objetiva-se analisar representações surdas em produções editoriais de surdos, de diferentes gêneros textuais de caráter autobiográfico (narrativas de vida, poemas, crônicas e romances). Essas obras circulam em português escrito e compõem a literatura surda. Opera-se principalmente com o conceito de representação (HALL, 1997), compreendendo a linguagem como produtora de significados. Nas onze (11) obras discursivamente analisadas neste artigo, as quais foram escritas por surdos e são destinadas ao público-leitor juvenil e adulto, observamos a busca pela desconstrução de estereótipos atribuídos aos surdos. Além disso, os autores dos livros produzem autorrepresentações positivas, legitimadas através de seus exitosos exemplos de vida e de paratextos que integram as produções editoriais. Diante das lutas e de movimentos das comunidades surdas, além das políticas públicas de incentivo à cultura, os escritos surdos têm conquistado territórios culturais, expandindo o mercado editorial que tematiza narrativas sobre sujeitos considerados ‘diferentes’.

Palavras-chave : Surdos; Literatura surda; Representação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )