SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número44Interactividad en las culturas de la infancia: aproximaciones, amistad y conflictos entre bebésLa educación secundaria y las Tecnologías de Información y Comunicación: una reflexión sobre la educación en Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

ASSUMPCAO, Mariana de Cássia  y  DUARTE, Newton. Arte, educação e sociedade em György Lukács e na pedagogia histórico-crítica. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.44, pp.169-190. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12210.

O objetivo deste artigo é mostrar que tanto a arte como a educação escolar estabelecem uma relação indireta e mediada com a sociedade, ao passo que incidem diretamente na formação dos indivíduos. György Lukács, em seus estudos estéticos, mostra que as obras de arte agem sobre a subjetividade dos indivíduos, desenvolvendo sua sensibilidade e enriquecendo suas formas de percepção da realidade. Dermeval Saviani, em seus estudos pedagógicos, mostra que o papel mediador da educação escolar, no interior da totalidade da prática social, promove a humanização dos indivíduos. Como exemplo das relações mediadas entre as produções culturais e a prática social, apresentamos uma breve análise da peça Antígona, de Sófocles.

Palabras clave : Arte; Educação escolar; Sociedade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )