SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue44Art, Education and Society in György Lukács and Historical-Critical PedagogyFederalism and intergovernmental relations in the implementation of educational policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

D’AGUA, Solange Vera Nunes de Lima; SILVA, Bento Duarte da  and  ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Ensino Secundário e TIC: uma reflexão sobre a Educação em Portugal. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.44, pp.191-215. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12211.

Este artigo apresenta parte de pesquisa realizada em estágio de pós-doutoramento cujo objetivo foi analisar as políticas públicas relacionadas ao Ensino Secundário e ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em Portugal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de estudo documental e bibliográfico que apresenta, além de conciso histórico da integração das tecnologias na educação em relação aos programas realizados no Ensino Secundário de Portugal, dados extraídos do Observatório de Trajectos dos Estudantes do Ensino Secundário do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (Otes/Gepe), que ampliam o campo de análise. Os resultados indicam a importância do apetrechamento tecnológico disponibilizado nas escolas como resultante de políticas públicas, a relevante participação da universidade na formação contínua de professores e a importância de ações relacionadas à valorização da cultura digital entre os professores e alunos da escola pública.

Keywords : Ensino secundário; TIC; Integração; Políticas públicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )