SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número44Arte, educação e sociedade em György Lukács e na pedagogia histórico-críticaFederalismo e relações intergovernamentais na implementação de políticas educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

D’AGUA, Solange Vera Nunes de Lima; SILVA, Bento Duarte da  e  ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Ensino Secundário e TIC: uma reflexão sobre a Educação em Portugal. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.44, pp.191-215. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12211.

Este artigo apresenta parte de pesquisa realizada em estágio de pós-doutoramento cujo objetivo foi analisar as políticas públicas relacionadas ao Ensino Secundário e ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em Portugal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de estudo documental e bibliográfico que apresenta, além de conciso histórico da integração das tecnologias na educação em relação aos programas realizados no Ensino Secundário de Portugal, dados extraídos do Observatório de Trajectos dos Estudantes do Ensino Secundário do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (Otes/Gepe), que ampliam o campo de análise. Os resultados indicam a importância do apetrechamento tecnológico disponibilizado nas escolas como resultante de políticas públicas, a relevante participação da universidade na formação contínua de professores e a importância de ações relacionadas à valorização da cultura digital entre os professores e alunos da escola pública.

Palavras-chave : Ensino secundário; TIC; Integração; Políticas públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )