SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número44La educación secundaria y las Tecnologías de Información y Comunicación: una reflexión sobre la educación en Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

TERTO, Daniela Cunha  y  CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Federalismo e relações intergovernamentais na implementação de políticas educacionais. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.44, pp.216-239. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12212.

O artigo tem como objetivo analisar os marcos conceituais do federalismo e os tipos de relações intergovernamentais (RIG) oriundos de seu funcionamento, evidenciando suas repercussões para a implementação das políticas educacionais. Toma como referência o Plano de Ações Articuladas (PAR), instrumento utilizado para estabelecer o regime de colaboração entre os entes federados, visando à melhoria da qualidade da educação básica. A pesquisa bibliográfica e a análise documental permitiram constatar que o federalismo é um regime político que requer compartilhamento de poder e interdependência entre os entes federados. No caso do PAR, ora se identifica com a interdependência, ora com a autoridade da União e a centralidade das decisões nesse nível de governo. Conclui-se, portanto, que é preciso avançar quanto ao aperfeiçoamento da coordenação federativa, no sentido de equilibrar as relações intergovernamentais, dotando os diferentes governos de autonomia e de capacidade técnica e arrecadatória para que possam participar dos processos decisórios acerca das políticas educacionais nacionais.

Palabras clave : Federalismo; Relações intergovernamentais; Plano de Ações Articuladas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )