SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número44Ensino Secundário e TIC: uma reflexão sobre a Educação em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

TERTO, Daniela Cunha  e  CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Federalismo e relações intergovernamentais na implementação de políticas educacionais. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.44, pp.216-239. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12212.

O artigo tem como objetivo analisar os marcos conceituais do federalismo e os tipos de relações intergovernamentais (RIG) oriundos de seu funcionamento, evidenciando suas repercussões para a implementação das políticas educacionais. Toma como referência o Plano de Ações Articuladas (PAR), instrumento utilizado para estabelecer o regime de colaboração entre os entes federados, visando à melhoria da qualidade da educação básica. A pesquisa bibliográfica e a análise documental permitiram constatar que o federalismo é um regime político que requer compartilhamento de poder e interdependência entre os entes federados. No caso do PAR, ora se identifica com a interdependência, ora com a autoridade da União e a centralidade das decisões nesse nível de governo. Conclui-se, portanto, que é preciso avançar quanto ao aperfeiçoamento da coordenação federativa, no sentido de equilibrar as relações intergovernamentais, dotando os diferentes governos de autonomia e de capacidade técnica e arrecadatória para que possam participar dos processos decisórios acerca das políticas educacionais nacionais.

Palavras-chave : Federalismo; Relações intergovernamentais; Plano de Ações Articuladas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )