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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SOCORRO, Paulina Elena Villasmil; SANTOS, Arlete Ramos dos  e  NUNES, Claudio Pinto. Políticas públicas educativas na América Latina: o contexto brasileiro e o venezuelano. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.45, pp.12-41. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12743.

O presente trabalho analisa o devir das políticas educativas no contexto da América Latina, dando ênfase ao Brasil e à Venezuela. Ademais, faz uma reflexão sobre a relação entre o processo de expansão imperialista e seu viés de constituição de uma sociedade capitalista. No curso desse processo configuram sistemas educativos na medida do modelo mercantilista, esvaziando de conteúdo sua função social e gerando, por sua vez, o fenômeno da exclusão e segregação. Essa análise toma como moldura o desenvolvimento das políticas públicas, que desde o século XX até o momento atual, são implementados no Brasil e na Venezuela, seu contexto histórico, seus lucros, contradições e os desafios que, certamente, virão, ao encontro da formação dos professores e da prórpia prática pedagógica.

Palavras-chave : Políticas educativas; Trabalho docente; Pedagogia emancipadora.

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