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Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

RAMOS, Maria da Conceição Pereira  y  AFONSO, Ana de Fátima Rodrigues. Carreira num call center: a realidade portuguesa. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.45, pp.74-100. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12746.

Atualmente, muitos jovens adultos com bastantes qualificações são excluídos do mercado de trabalho por este não estar adaptado às suas qualificações (BONO, 2000). O mercado dos call centers tem ocupado uma posição de destaque na geração de novos postos de trabalho (SILVA, 2006), onde muitos dos jovens que lá ingressam esperam que seja temporário, de passagem, enquanto não encontram um trabalho melhor (LOUÇÃ, 2012). No entanto, o temporário torna-se, por vezes, longo, devido às restrições atuais do mercado de trabalho, levando os trabalhadores a permanecer, contrato após contrato, adaptando-se como podem aos ritmos e exigências da profissão, e suportando a desvalorização social e o estigma sobre o trabalho que realizam e, assim, seguindo carreira (LOUÇÃ, 2012; ROQUE, 2013). Deste modo, surge o interesse de refletir acerca dos motivos que levam esses trabalhadores a desenvolver carreira num call center.

Palabras clave : Call center; Carreira; Emprego dos jovens.

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