SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número45Carrera en un call center: la realidad portuguesaEl método LifeKinetik® desde la perspectiva de las neurociencias y la educación: un análisis teórico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

BORGES, Liliam Faria Porto. Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.45, pp.101-126. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12747.

O trabalho discute o entendimento da escola a partir dos conceitos de trabalho e humanização em Marx, Engels e Lukács. A constituição humana por meio da sua intervenção junto à natureza e o estabelecimento das relações sociais são processos educativos que se repetem, tanto na história do homem, quanto no desenvolvimento individual, recolocando, nos processos educativos, a construção do homem como ser social e construindo o longo caminho de distanciamento de sua condição animal. Com base nesse breve panorama, propõe uma análise acerca da escola e do ensino no Brasil, indicando a função social da educação escolar e o significado das perspectivas pedagógicas que secundarizam a relação entre ensinar e aprender.

Palabras clave : Educação; Escola; Humanização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )