SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número45Carreira num call center: a realidade portuguesaO método Life Kinetik® sob a perspectiva das neurociências e educação: uma análise teórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

BORGES, Liliam Faria Porto. Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.45, pp.101-126. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12747.

O trabalho discute o entendimento da escola a partir dos conceitos de trabalho e humanização em Marx, Engels e Lukács. A constituição humana por meio da sua intervenção junto à natureza e o estabelecimento das relações sociais são processos educativos que se repetem, tanto na história do homem, quanto no desenvolvimento individual, recolocando, nos processos educativos, a construção do homem como ser social e construindo o longo caminho de distanciamento de sua condição animal. Com base nesse breve panorama, propõe uma análise acerca da escola e do ensino no Brasil, indicando a função social da educação escolar e o significado das perspectivas pedagógicas que secundarizam a relação entre ensinar e aprender.

Palavras-chave : Educação; Escola; Humanização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )