SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número45Educação, escola e humanização em Marx, Engels e LukácsAssociação dos Escoteiros do Alecrim: uma “escola de disciplina e ordem” para a juventude natalense índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

TEJADA, Julian; SCHMITZ, Heike  e  FARO, André. O método Life Kinetik® sob a perspectiva das neurociências e educação: uma análise teórica. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.45, pp.127-151. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12748.

Métodos que combinam atividades motoras com atividades cognitivas sob o princípio de desafiar ao cérebro constantemente com novas combinações de atividades, aumentando permanentemente o seu grau de dificuldade, porém, sem exigir um domínio na execução, mostram-se promissores para o processo de ensino e aprendizagem. Um exemplo é o método do Life Kinetik (LK), desenvolvido por Lutz (2014). No presente estudo, objetivou-se, com base na literatura da área neurocientífica, analisar se os processos que ocorrem no cérebro, atribuídos ao fenômeno da aprendizagem, poderiam ser estimulados por esse método. Os resultados desse estudo mostraram que pesquisas, na área das neurociências, revelam que os processos de plasticidade cerebral que medeiam os processos de aprendizagem são potencializados mediante atividades que incluam três fatores-chave: desafio, variedade e não-perfeição, sendo que esses são considerados metodologia essencial do Life Kinetik.

Palavras-chave : Aprendizagem; Life Kinetik; Neuroplasticidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )