SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número45El método LifeKinetik® desde la perspectiva de las neurociencias y la educación: un análisis teóricoActuación de fisioterapeutas en la inclusión de alumnos con discapacidad física en la enseñanza regular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

OLIVEIRA, Iranilson Buriti de  y  LEANDRO, Andressa Barbosa de Farias. Associação dos Escoteiros do Alecrim: uma “escola de disciplina e ordem” para a juventude natalense. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.45, pp.152-175. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12749.

O presente trabalho analisa as práticas educativas escoteiras da Associação de Escoteiros do Alecrim (A.E.A), situada na cidade de Natal-Rio Grande do Norte, entre os anos de 1937-1945, dialogando com os ideais político-pedagógicos do Estado Novo. O trabalho orientado pelas discussões teóricas sobre o poder e as artes disciplinares, discutidas por Michel Foucault (1987), e de cultura escolar, propostas por Julia (2001), articulado ao diálogo com fontes escritas e iconográficas, constatou que, nesse recorte temporal, as autoridades políticas do Estado Novo se apropriaram da prática educativa escoteira, incorporando a União dos Escoteiros do Brasil (UEB) à Organização da Juventude Brasileira. A partir de então, a Associação de Escoteiros do Alecrim passou a educar e normatizar o comportamento da juventude natalense para adequá-lo aos moldes do regime vigente. Considerando que a Associação dos Escoteiros do Alecrim é parte da memória educacional do Estado do Rio Grande do Norte, pretendemos que este estudo venha contribuir com a historiografia da educação no Brasil e estimular o debate e a produção acadêmica sobre a prática escoteira em outros estados da federação.

Palabras clave : Associação dos Escoteiros do Alecrim; Juventude; Estado Novo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )