SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue45Association of Alecrim Scout: a "discipline of school and order" for youth natalenseThe relationship between school and work: the social reality from the perspective of children and adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de; LUCENA, Neide Maria Gomes de  and  SARAIVA, Luzia Lívia Oliveira. Atuação de fisioterapeutas na inclusão de alunos com deficiência física no ensino regular. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.45, pp.176-199. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12750.

O estudo teve como objetivo identificar a atuação do fisioterapeuta no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência física. Trata-se de uma pesquisa transversal, do tipo descritiva com abordagem quantitativa. Por meio de um questionário, participaram 47 fisioterapeutas, atuantes na área de neuropediatria de cinco centros de reabilitação da cidade de João Pessoa, na Paraíba. Os resultados mostraram que o contexto escolar dos alunos com deficiência física é um campo a ser mais bem explorado pelos fisioterapeutas. Para tanto, é necessária uma formação acadêmica mais condizente com o avanço das concepções acerca da deficiência e das políticas educacionais numa perspectiva multiprofissional, tendo como foco uma maior participação e aprendizagem das pessoas com deficiência física no ensino regular.

Keywords : Inclusão escolar; Deficiência física; Fisioterapia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )