SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número45Asociación scouts do Alecrim Scouts: una “escuela de disciplina y ordem” para juventud natalenseLa relación entre escuela y trabajo: la realidad social en la perspectiva de niños y adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de; LUCENA, Neide Maria Gomes de  y  SARAIVA, Luzia Lívia Oliveira. Atuação de fisioterapeutas na inclusão de alunos com deficiência física no ensino regular. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.45, pp.176-199. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12750.

O estudo teve como objetivo identificar a atuação do fisioterapeuta no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência física. Trata-se de uma pesquisa transversal, do tipo descritiva com abordagem quantitativa. Por meio de um questionário, participaram 47 fisioterapeutas, atuantes na área de neuropediatria de cinco centros de reabilitação da cidade de João Pessoa, na Paraíba. Os resultados mostraram que o contexto escolar dos alunos com deficiência física é um campo a ser mais bem explorado pelos fisioterapeutas. Para tanto, é necessária uma formação acadêmica mais condizente com o avanço das concepções acerca da deficiência e das políticas educacionais numa perspectiva multiprofissional, tendo como foco uma maior participação e aprendizagem das pessoas com deficiência física no ensino regular.

Palabras clave : Inclusão escolar; Deficiência física; Fisioterapia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )