SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número45Actuación de fisioterapeutas en la inclusión de alumnos con discapacidad física en la enseñanza regularRelación intergeneracional y aprendizaje docente: elementos para rediscutir la formación de profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

PERALTA, Tania Paula  y  OLIVEIRA, Francismara Neves de. A relação entre escola e trabalho: a realidade social na perspectiva de crianças e adolescentes. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.45, pp.200-226. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12751.

Na Epistemologia Genética, construir noções sociais é processo de relação entre experiências vivenciadas e construções cognitivas. O estudo de caso descritivo, de perspectiva qualitativa, objetivou analisar ideias de crianças e adolescentes acerca da relação entre as noções sociais de escola e trabalho. Participaram 12 alunos, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, de escola pública em um município paranaense. Os procedimentos de entrevista foram apoiados no método clínico-crítico piagetiano com uso de fotografias representativas de escola e trabalho. Considerou-se para análise, os níveis de compreensão da realidade social: predomínio dos aspectos explícitos; início da compreensão de conflitos entre diferentes posições e pensamento crítico da ordem social. Os resultados indicaram que a relação entre escola e trabalho é construção gradativa e, no caso do estudo realizado, não foi encontrado o nível III de compreensão social, mesmo nos participantes que frequentavam o Ensino Médio.

Palabras clave : Teoria Piagetiana; Conhecimento social; Escola e trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )