SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número45Atuação de fisioterapeutas na inclusão de alunos com deficiência física no ensino regularRelação intergeracional e aprendizagem docente: elementos para rediscutir a formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

PERALTA, Tania Paula  e  OLIVEIRA, Francismara Neves de. A relação entre escola e trabalho: a realidade social na perspectiva de crianças e adolescentes. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.45, pp.200-226. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12751.

Na Epistemologia Genética, construir noções sociais é processo de relação entre experiências vivenciadas e construções cognitivas. O estudo de caso descritivo, de perspectiva qualitativa, objetivou analisar ideias de crianças e adolescentes acerca da relação entre as noções sociais de escola e trabalho. Participaram 12 alunos, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, de escola pública em um município paranaense. Os procedimentos de entrevista foram apoiados no método clínico-crítico piagetiano com uso de fotografias representativas de escola e trabalho. Considerou-se para análise, os níveis de compreensão da realidade social: predomínio dos aspectos explícitos; início da compreensão de conflitos entre diferentes posições e pensamento crítico da ordem social. Os resultados indicaram que a relação entre escola e trabalho é construção gradativa e, no caso do estudo realizado, não foi encontrado o nível III de compreensão social, mesmo nos participantes que frequentavam o Ensino Médio.

Palavras-chave : Teoria Piagetiana; Conhecimento social; Escola e trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )