SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue45The relationship between school and work: the social reality from the perspective of children and adolescentsSchool environment the and Ideb in municipalities of Pará, Rio Grande do Norte and Minas Gerais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

SARTI, Flavia Medeiros  and  BUENO, Michelle Cristina. Relação intergeracional e aprendizagem docente: elementos para rediscutir a formação de professores. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.45, pp.227-253. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12752.

O artigo discute aspectos relativos à aprendizagem docente, compreendida como processo de socialização profissional. Destaca a importância das relações intergeracionais estabelecidas entre professores iniciantes (entre os quais, os estudantes das licenciaturas durante os estágios) e professores experientes em situações de ensino. Parte de resultados obtidos no âmbito de uma investigação qualitativa, que elegeu como referencial empírico o estágio supervisionado em um curso de Pedagogia. A coleta de dados ocorreu por meio de observações (com o recurso de videogravação) das aulas de uma estagiária do curso e de entrevistas semi-estruturadas (recorrendo à videoconfrontação) realizadas com a estagiária e a professora supervisora do estágio. Os dados foram analisados no que se refere ao seu conteúdo, a partir de categorias teóricas desenvolvidas por autores ligados à didática profissional e por autores que, sob outras perspectivas, também discutem o processo de desenvolvimento profissional docente. As discussões propostas ressaltam importantes lacunas no modelo de formação inicial vigente, no que se refere a sua dimensão iniciática, como parte de um processo mais amplo de socialização profissional.

Keywords : Desenvolvimento profissional docente; Videoconfrontação; Didática profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )