SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número45A relação entre escola e trabalho: a realidade social na perspectiva de crianças e adolescentesAmbiente escolar e o Ideb em municípios do Pará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SARTI, Flavia Medeiros  e  BUENO, Michelle Cristina. Relação intergeracional e aprendizagem docente: elementos para rediscutir a formação de professores. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.45, pp.227-253. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12752.

O artigo discute aspectos relativos à aprendizagem docente, compreendida como processo de socialização profissional. Destaca a importância das relações intergeracionais estabelecidas entre professores iniciantes (entre os quais, os estudantes das licenciaturas durante os estágios) e professores experientes em situações de ensino. Parte de resultados obtidos no âmbito de uma investigação qualitativa, que elegeu como referencial empírico o estágio supervisionado em um curso de Pedagogia. A coleta de dados ocorreu por meio de observações (com o recurso de videogravação) das aulas de uma estagiária do curso e de entrevistas semi-estruturadas (recorrendo à videoconfrontação) realizadas com a estagiária e a professora supervisora do estágio. Os dados foram analisados no que se refere ao seu conteúdo, a partir de categorias teóricas desenvolvidas por autores ligados à didática profissional e por autores que, sob outras perspectivas, também discutem o processo de desenvolvimento profissional docente. As discussões propostas ressaltam importantes lacunas no modelo de formação inicial vigente, no que se refere a sua dimensão iniciática, como parte de um processo mais amplo de socialização profissional.

Palavras-chave : Desenvolvimento profissional docente; Videoconfrontação; Didática profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )