SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue45Intergenerational relationship and teacher learning: elements for rediscussing teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

REIS, Antônio Cláudio Andrade dos; FRANCA, Magna  and  COSTA, Antônio Cláudio Moreira. Ambiente escolar e o Ideb em municípios do Pará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.45, pp.254-280. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12753.

O estudo trata da dimensão Infraestrutura e Recursos Pedagógicos, constante do Plano de Ações Articuladas do período 2007-2011, especificamente, do ambiente escolar e da correlação com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb, em 15 redes municipais de ensino dos estados do Pará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, participantes de um projeto em rede do Observatório da Educação do Ministério da Educação. Os dados extraídos dos microdados do censo escolar identificam as condições de infraestrutura e as conexões existentes entre o Ideb para o ensino fundamental e os resultados do Índice de Adequação do Ambiente Escolar. Os dois primeiros estados apresentam melhorias pontuais nas condições de infraestrutura e o alcance do Ideb e o terceiro condições satisfatórias. Entretanto, é necessário observar o dado além da dimensão estrutural bem como implementar políticas educacionais em face das condições efetivas de ações que visem promover melhorias no ambiente escolar.

Keywords : Infraestrutura e recursos pedagógicos; Ideb; Índice de Adequação do Ambiente escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )