SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número45Relación intergeneracional y aprendizaje docente: elementos para rediscutir la formación de profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

REIS, Antônio Cláudio Andrade dos; FRANCA, Magna  y  COSTA, Antônio Cláudio Moreira. Ambiente escolar e o Ideb em municípios do Pará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.45, pp.254-280. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12753.

O estudo trata da dimensão Infraestrutura e Recursos Pedagógicos, constante do Plano de Ações Articuladas do período 2007-2011, especificamente, do ambiente escolar e da correlação com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb, em 15 redes municipais de ensino dos estados do Pará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, participantes de um projeto em rede do Observatório da Educação do Ministério da Educação. Os dados extraídos dos microdados do censo escolar identificam as condições de infraestrutura e as conexões existentes entre o Ideb para o ensino fundamental e os resultados do Índice de Adequação do Ambiente Escolar. Os dois primeiros estados apresentam melhorias pontuais nas condições de infraestrutura e o alcance do Ideb e o terceiro condições satisfatórias. Entretanto, é necessário observar o dado além da dimensão estrutural bem como implementar políticas educacionais em face das condições efetivas de ações que visem promover melhorias no ambiente escolar.

Palabras clave : Infraestrutura e recursos pedagógicos; Ideb; Índice de Adequação do Ambiente escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )