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Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
REIS, Antônio Cláudio Andrade dos; FRANCA, Magna y COSTA, Antônio Cláudio Moreira. Ambiente escolar e o Ideb em municípios do Pará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.45, pp.254-280. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12753.
O estudo trata da dimensão Infraestrutura e Recursos Pedagógicos, constante do Plano de Ações Articuladas do período 2007-2011, especificamente, do ambiente escolar e da correlação com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb, em 15 redes municipais de ensino dos estados do Pará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, participantes de um projeto em rede do Observatório da Educação do Ministério da Educação. Os dados extraídos dos microdados do censo escolar identificam as condições de infraestrutura e as conexões existentes entre o Ideb para o ensino fundamental e os resultados do Índice de Adequação do Ambiente Escolar. Os dois primeiros estados apresentam melhorias pontuais nas condições de infraestrutura e o alcance do Ideb e o terceiro condições satisfatórias. Entretanto, é necessário observar o dado além da dimensão estrutural bem como implementar políticas educacionais em face das condições efetivas de ações que visem promover melhorias no ambiente escolar.
Palabras clave : Infraestrutura e recursos pedagógicos; Ideb; Índice de Adequação do Ambiente escolar.