SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número45Relação intergeracional e aprendizagem docente: elementos para rediscutir a formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

REIS, Antônio Cláudio Andrade dos; FRANCA, Magna  e  COSTA, Antônio Cláudio Moreira. Ambiente escolar e o Ideb em municípios do Pará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.45, pp.254-280. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12753.

O estudo trata da dimensão Infraestrutura e Recursos Pedagógicos, constante do Plano de Ações Articuladas do período 2007-2011, especificamente, do ambiente escolar e da correlação com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb, em 15 redes municipais de ensino dos estados do Pará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, participantes de um projeto em rede do Observatório da Educação do Ministério da Educação. Os dados extraídos dos microdados do censo escolar identificam as condições de infraestrutura e as conexões existentes entre o Ideb para o ensino fundamental e os resultados do Índice de Adequação do Ambiente Escolar. Os dois primeiros estados apresentam melhorias pontuais nas condições de infraestrutura e o alcance do Ideb e o terceiro condições satisfatórias. Entretanto, é necessário observar o dado além da dimensão estrutural bem como implementar políticas educacionais em face das condições efetivas de ações que visem promover melhorias no ambiente escolar.

Palavras-chave : Infraestrutura e recursos pedagógicos; Ideb; Índice de Adequação do Ambiente escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )