SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue46New methodologies in Economics and Accounting education - case of Portuguese Teaching MasterIntegral teaching policies in Latin America author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

BARRETO, Denise Aparecida Brito; OLIVEIRA, Albertina Lima  and  SEIXAS, Ana Maria. A dimensão social e política da autonomia: questões e percepções no ensino superior. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.46, pp.59-83. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13292.

Este artigo está ancorado nos conceitos formulados e apresentados por Paulo Freire (1996), autonomia como construção a partir de um espaço crítico e libertador, e José Contreras (2002), autonomia como um dos elementos da profissionalização, e objetiva refletir a forma como os docentes do ensino superior compreendem o significado de autonomia nos seus espaços e práticas profissionais. A pesquisa foi realizada em duas Universidades Públicas e duas Faculdades Particulares na cidade de Vitória da Conquista, no estado da Bahia, Brasil, com 25 professores que manifestaram a sua opinião sobre as temáticas em análise numa perspectiva comparativa, através de um questionário maioritariamente de respostas fechadas. Foi dada prioridade à pesquisa de abordagem quantitativa e descritiva e concluímos que, apesar do avanço no campo da autonomia, muito ainda se tem a fazer no domínio da reflexão e construção da autonomia docente, nos contextos analisados, e que há obstáculos importantes a serem superados.

Keywords : Autonomia; Docência; Ensino Superior; Prática reflexiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )