SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número46Novas metodologias na didática da Economia e Contabilidade - caso do Mestrado em Ensino PortuguêsPolíticas de ensino integral na América Latina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

BARRETO, Denise Aparecida Brito; OLIVEIRA, Albertina Lima  e  SEIXAS, Ana Maria. A dimensão social e política da autonomia: questões e percepções no ensino superior. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.46, pp.59-83. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13292.

Este artigo está ancorado nos conceitos formulados e apresentados por Paulo Freire (1996), autonomia como construção a partir de um espaço crítico e libertador, e José Contreras (2002), autonomia como um dos elementos da profissionalização, e objetiva refletir a forma como os docentes do ensino superior compreendem o significado de autonomia nos seus espaços e práticas profissionais. A pesquisa foi realizada em duas Universidades Públicas e duas Faculdades Particulares na cidade de Vitória da Conquista, no estado da Bahia, Brasil, com 25 professores que manifestaram a sua opinião sobre as temáticas em análise numa perspectiva comparativa, através de um questionário maioritariamente de respostas fechadas. Foi dada prioridade à pesquisa de abordagem quantitativa e descritiva e concluímos que, apesar do avanço no campo da autonomia, muito ainda se tem a fazer no domínio da reflexão e construção da autonomia docente, nos contextos analisados, e que há obstáculos importantes a serem superados.

Palavras-chave : Autonomia; Docência; Ensino Superior; Prática reflexiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )