SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue46The social and political dimension of autonomy: questions and perceptions’ in higher educationResearch conceptions from follow up the formative lived experience in the group space author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

SILVA, Andréa Giordanna Araujo da. Políticas de ensino integral na América Latina. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.46, pp.84-105. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13293.

O artigo apresenta a análise dos programas de ampliação do tempo escolar e diversificação curricular implantados em diversos países da América Latina, a partir da década de 1990, e objetiva identificar os resultados educacionais e sociais das políticas de ampliação do tempo escolar. A investigação utilizou, como fontes de pesquisa, documentos oficiais postos em circulação pelos governos de estados latino-americanos: Argentina, Chile, México, Uruguai, El Salvador, República Dominicana e Venezuela e identificou-se a existência de um confronto ideológico na definição dos fundamentos para a reestruturação dos sistemas de ensino público na América Latina. Observou-se que, de modo geral, a ampliação do tempo escolar e a diversificação das práticas curriculares têm como objetivos centrais promover a elevação do desempenho intelectual dos estudantes nos exames nacionais e internacionais de aferição de aprendizagem e garantir a qualificação da força de trabalho juvenil para o ingresso imediato no mercado produtivo.

Keywords : Ensino em tempo integral; América Latina; Políticas educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )