SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número46A dimensão social e política da autonomia: questões e percepções no ensino superiorConcepções de pesquisa a partir da experiência formativa vivenciada no espaço grupal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SILVA, Andréa Giordanna Araujo da. Políticas de ensino integral na América Latina. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.46, pp.84-105. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13293.

O artigo apresenta a análise dos programas de ampliação do tempo escolar e diversificação curricular implantados em diversos países da América Latina, a partir da década de 1990, e objetiva identificar os resultados educacionais e sociais das políticas de ampliação do tempo escolar. A investigação utilizou, como fontes de pesquisa, documentos oficiais postos em circulação pelos governos de estados latino-americanos: Argentina, Chile, México, Uruguai, El Salvador, República Dominicana e Venezuela e identificou-se a existência de um confronto ideológico na definição dos fundamentos para a reestruturação dos sistemas de ensino público na América Latina. Observou-se que, de modo geral, a ampliação do tempo escolar e a diversificação das práticas curriculares têm como objetivos centrais promover a elevação do desempenho intelectual dos estudantes nos exames nacionais e internacionais de aferição de aprendizagem e garantir a qualificação da força de trabalho juvenil para o ingresso imediato no mercado produtivo.

Palavras-chave : Ensino em tempo integral; América Latina; Políticas educacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )