SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número46Concepções de pesquisa a partir da experiência formativa vivenciada no espaço grupalExpansão e financiamento da educação superior no contexto de crise econômica e de ajuste fiscal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

QUEIROZ, Maria Aparecida de; CARNEIRO, Marcos Torres  e  RIBEIRO, Maria Edilene da Silva. Formação continuada de professores no PAR em municípios do Rio Grande do Norte e Pará. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.46, pp.131-160. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13295.

Este artigo analisa aspectos da formação continuada de professores para a melhoria da qualidade do ensino fundamental. É um recorte da pesquisa “Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR): um estudo em municípios dos estados do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais no período de 2007 a 2011”, OBEDUC/CAPES e apresenta dados sobre o Rio Grande do Norte e Pará. Coteja: literatura, documentos, descritores dos conceitos, parte de entrevistas realizadas com membros das Secretarias Municipais de Educação envolvidos no PAR, aporte legal e normativo. As entrevistas seguiram o WordSmith Tools, que definiu a Word list e um corpus com mil palavras, concord. Os sujeitos estão identificados pela sigla do estado e do município; ordem dos entrevistados e pergunta. Contempla as categorias: regime de colaboração, participação, parceria e autonomia identificadas como tendências nas relações intergovernamentais. Predominavam relações verticalizadas, a União financiava a política e os demais entes tinham autonomia relativa.

Palavras-chave : Formação continuada de professores; Plano de Ações Articuladas; Relações intergovernamentais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )