SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número47La herencia universitaria a 100 años de la reforma - debates y combates sobre su vigencia y perspectivasLa educación del niño rechazado y desfavorecido en la Feligresía de Nuestra Señora de la Presentación (Natal, siglo XVIII) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

SOUSA, Andréia da Silva Quintanilha; MARTIRES, Hugo  y  SOUSA, Carolina. Motivos para evadir da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve/Portugal, segundo os estudantes. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.47, pp.42-68. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n47ID13998.

Este artigo apresenta os fatores preditivos à evasão segundo os estudantes dos cursos Ciência da Comunicação, Design de Comunicação, Desporto, Educação Social, Educação Básica, Imagem Animada da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da Universidade do Algarve/Portugal. O instrumento aplicado, entre setembro e dezembro de 2015, foi a “Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior − M-ES” cujo objetivo é avaliar os motivos potenciais que levam os estudantes a deixar o ensino superior. Os dados recolhidos foram transcritos para o programa SPSS (Statistical Package for the social Sciences) que mediu o impacto dos motivos listados na M-ES em 68 itens, com chave de resposta em Escala Likert de 5 pontos. Este estudo concluiu que a M-ES pode contribuir para o aprofundamento do conhecimento a respeito da evasão no ensino superior e amparar programas institucionais para redução da evasão.

Palabras clave : Educação superior; Fatores preditivos; Evasão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )