SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número47A herança universitária 100 anos após a reforma - debate e combate a validade e perspectivasA educação da criança enjeitada e da súdita na Freguesia de Nossa Senhora da Apresentação (Natal, século XVIII) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SOUSA, Andréia da Silva Quintanilha; MARTIRES, Hugo  e  SOUSA, Carolina. Motivos para evadir da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve/Portugal, segundo os estudantes. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.47, pp.42-68. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n47ID13998.

Este artigo apresenta os fatores preditivos à evasão segundo os estudantes dos cursos Ciência da Comunicação, Design de Comunicação, Desporto, Educação Social, Educação Básica, Imagem Animada da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da Universidade do Algarve/Portugal. O instrumento aplicado, entre setembro e dezembro de 2015, foi a “Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior − M-ES” cujo objetivo é avaliar os motivos potenciais que levam os estudantes a deixar o ensino superior. Os dados recolhidos foram transcritos para o programa SPSS (Statistical Package for the social Sciences) que mediu o impacto dos motivos listados na M-ES em 68 itens, com chave de resposta em Escala Likert de 5 pontos. Este estudo concluiu que a M-ES pode contribuir para o aprofundamento do conhecimento a respeito da evasão no ensino superior e amparar programas institucionais para redução da evasão.

Palavras-chave : Educação superior; Fatores preditivos; Evasão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )