SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue47The education of the refused and underdog child in the Parish of Our Lady of the Presentation (Christmas, XVIII century)Articulated Action Plan: the learning assessment and its interface with the extern evaluation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

MOROSINI, Marilia Costa  and  CORTE, Marilene Gabriel Dalla. Teses e realidades no contexto da internacionalização da educação superior no Brasil. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.47, pp.97-120. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n47ID14000.

O artigo analisa a internacionalização da educação superior no Brasil, visando estabelecer inter-relações com o contexto da produção do conhecimento e contextos emergentes. Utilizaram-se os princípios de estado de conhecimento para delinear as principais tendências da internacionalização, a partir do que sinalizam teses e dissertações disponíveis no banco de dados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Nos trabalhos analisados, encontraram-se: os principais elementos que constituem a internacionalização da educação superior na perspectiva da expansão são: a formação de redes de pesquisa, cooperação internacional, mobilidade acadêmica e estratégias institucionais; a internacionalização da educação superior está intimamente relacionada ao fenômeno globalização; a mobilidade acadêmica contribui para o reconhecimento e a compreensão de elementos interculturais, fluxos migratórios e canais de comunicação e produção conjunta e qualificada entre países; no global sul, há forte concepção de integração regional e no global norte há priorização da internacionalização com fins econômicos.

Keywords : EInternacionalização; Expansão da educação superior; Políticas públicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )