SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número47A educação da criança enjeitada e da súdita na Freguesia de Nossa Senhora da Apresentação (Natal, século XVIII)Plano de Ações Articuladas: avaliação da aprendizagem e sua interface com a avaliação externa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

MOROSINI, Marilia Costa  e  CORTE, Marilene Gabriel Dalla. Teses e realidades no contexto da internacionalização da educação superior no Brasil. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.47, pp.97-120. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n47ID14000.

O artigo analisa a internacionalização da educação superior no Brasil, visando estabelecer inter-relações com o contexto da produção do conhecimento e contextos emergentes. Utilizaram-se os princípios de estado de conhecimento para delinear as principais tendências da internacionalização, a partir do que sinalizam teses e dissertações disponíveis no banco de dados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Nos trabalhos analisados, encontraram-se: os principais elementos que constituem a internacionalização da educação superior na perspectiva da expansão são: a formação de redes de pesquisa, cooperação internacional, mobilidade acadêmica e estratégias institucionais; a internacionalização da educação superior está intimamente relacionada ao fenômeno globalização; a mobilidade acadêmica contribui para o reconhecimento e a compreensão de elementos interculturais, fluxos migratórios e canais de comunicação e produção conjunta e qualificada entre países; no global sul, há forte concepção de integração regional e no global norte há priorização da internacionalização com fins econômicos.

Palavras-chave : EInternacionalização; Expansão da educação superior; Políticas públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )