SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número47Plano de Acciones Articuladas: evaluación del aprendizaje y su interface con la evaluación externaDualidad y ambivalencia de la identidad docente de graduados que actúan en cursos de formación de profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

MAUES, Olgaíses Cabral  y  SOUZA, Michele Borges de. A transnacionalização e a expansão da educação superior. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.47, pp.151-173. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n47ID14002.

O artigo tem como objetivo analisar de forma crítica o processo de transnacionalização da educação superior que vem ocorrendo como um fenômeno característico deste século. O entendimento que será adotado no texto é que a transnacionalização é um fenômeno que se organiza com a globalização da economia e com a etapa da financeirização do capital. Na medida em que a educação passou a ser considerada como um serviço, e o conhecimento reconhecido como uma força produtiva, a Educação Superior passou a representar uma alavanca para o desenvolvimento dos países e a ser considerado uma mercadoria importante. A análise desse fenômeno será feita considerando a posição de alguns organismos multilaterais, tais como a OCDE, o BM e a OMC. Serão arroladas as estratégias adotadas pelo Brasil para o desenvolvimento da transnacionalização, analisando-se os novos arranjos que as instituições privadas vêm realizando com entidades estrangeiras.

Palabras clave : Transnacionalização; Educação superior; Organismos multilaterais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )