SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número47Plano de Ações Articuladas: avaliação da aprendizagem e sua interface com a avaliação externaDualidade e ambivalência da identidade docente de bacharéis que atuam em cursos de licenciaturas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

MAUES, Olgaíses Cabral  e  SOUZA, Michele Borges de. A transnacionalização e a expansão da educação superior. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.47, pp.151-173. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n47ID14002.

O artigo tem como objetivo analisar de forma crítica o processo de transnacionalização da educação superior que vem ocorrendo como um fenômeno característico deste século. O entendimento que será adotado no texto é que a transnacionalização é um fenômeno que se organiza com a globalização da economia e com a etapa da financeirização do capital. Na medida em que a educação passou a ser considerada como um serviço, e o conhecimento reconhecido como uma força produtiva, a Educação Superior passou a representar uma alavanca para o desenvolvimento dos países e a ser considerado uma mercadoria importante. A análise desse fenômeno será feita considerando a posição de alguns organismos multilaterais, tais como a OCDE, o BM e a OMC. Serão arroladas as estratégias adotadas pelo Brasil para o desenvolvimento da transnacionalização, analisando-se os novos arranjos que as instituições privadas vêm realizando com entidades estrangeiras.

Palavras-chave : Transnacionalização; Educação superior; Organismos multilaterais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )