SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número47A transnacionalização e a expansão da educação superiorEducação popular e sua renovação crítica: um diálogo com as Epistemologias do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

PEREIRA, Diego Carlos  e  COSTA, Váldina Gonçalves da. Dualidade e ambivalência da identidade docente de bacharéis que atuam em cursos de licenciaturas. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.47, pp.174-199. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n47ID14003.

Esse artigo resulta de uma pesquisa de mestrado focada no estudo da identidade docente de professores formadores, considerando a constituição da identidade como processo relacional individual e coletivo que permeia as trajetórias formativas e educacionais. O objetivo deste artigo é problematizar e argumentar a respeito das características duais e ambivalentes da constituição da identidade docente de professores bacharéis que atuam em cursos de Licenciatura, considerando os aspectos formais e biográficos das trajetórias dos sujeitos. O estudo pautou-se em perspectiva qualitativa a partir da metodologia da História oral e da análise das narrativas de professores formadores bacharéis. Defendemos que a dualidade do processo se caracteriza entre a formação bacharelesca e a atribuição ao cargo de docente conferida pela legislação educacional e pelo contexto acadêmico; enquanto a ambivalência se expressa por meio do conflito entre ser bacharel/pesquisador e ser professor no ensino superior, diante das demandas distintas que esses dois papeis profissionais podem provocar.

Palavras-chave : docente; Professores bacharéis; Formação de professores; História oral.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )